Corujas são aves estrigiformes que possuem hábitos notívagos e voo silencioso devido à estrutura das suas penas. Alimentam-se de pequenos mamíferos como roedores e morcegos, além de insetos e aranhas.

Esses animais são conhecidos, principalmente, pela sua capacidade de girar sua cabeça e pescoço em até 270º em qualquer direção, sem danificar qualquer osso ou ligamento em seu corpo.

Nesta lista você encontra algumas das corujas mais chamativas da natureza.

Coruja das neves

NaturesPhotoAdventures, CC BY-AS

A coruja-das-neves é uma grande espécie de coruja da família Strigidae. Na América do Norte é conhecida também como coruja-do-ártico, coruja-branca-grande e coruja-das-neves-islandesa.

Coruja-baia-oriental

Flickr/Dave 2x/Dave Irving

A coruja-baia-oriental (Phodilus badius), oriunda do sudeste da Ásia, é uma ave de hábitos completamente noturnos.

Coruja-lapónica

divulgação

Conhecida como coruja-lapónica (Strix nebulosa) ou coruja-cinzenta, é uma espécie de ave estrigiforme pertencente à família Strigidae. As aves adultas têm uma cabeça grande, arredondada, com um rosto cinzento e olhos amarelos com círculos escuros ao redor deles. Esta coruja não tem tufos nas orelhas e tem o maior disco facial entre todas as aves de rapina.

Coruja preta

reprodução/owlpages/Fernando Maia

Coruja preta (Strix huhula) encontrada na América do Sul.

Coruja transformer

divulgação

Conhecida internacionalmente como “Transformer Own” (Coruja transformista, em tradução livre), a coruja Mocho-de-faces-brancas (Ptilopsis granti) é uma ave que ganhou destaque pela sua capacidade de mudar drasticamente de aparência quando se sente ameaçada.

+ veja a transformação dessa coruja neste post

60 COMENTÁRIOS

  1. Na verdade, todas as aves podem rotacionar a cabeça dessa forma, mas como as corujas possuem os olhos numa posição frontal e eles são quase imóveis, só elas precisam rotacionar tanto o pescoço para enxergar o seu entorno.

  2. “Elas engolem suas refeições por inteiro”, gostaria de saber qual foi a fonte de consulta utilizada para tal alegação. Tal informação não reflete a realidade dos hábitos alimentares desses animais e representam um desserviço à ciência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui