“Nunca julgue um livro pela capa”. Esse ditado popular se aplica perfeitamente à essa lista de bichos que, apesar da aparência ‘fofa’, são animais mortais.

Ariranhas

Ariranhas
Reprodução/clicktocantins

Com quase 2 metros, a “lontra gigante” é fisicamente o maior membro da sua família. São conhecidas também como lobos do rio. Elas vivem na América do Sul, onde se alimentam principalmente de peixes. Contudo, se você pensa que esses são animais pacatos, pensou errado.

Quando um grupo de ariranhas observa um caimão (espécie de jacaré americano) à toa na praia, podem começar a dar “patadas” na cauda do réptil, aparentemente apenas para se divertir. Quando o jacaré já está cansado e sem forças para lutar, as ariranhas o comem. De acordo com o site Cracked, elas costumam fazer esse tipo de ataque em grupos.

Doninhas

Doninha
Divulgação

A doninha de cauda longa não é apenas um dos assassinos em série mais terríveis da natureza, mas é também o animal que possui um dos seus muitos métodos de matança mais inusitados.

Normalmente, a doninha gosta de matar envolvendo seu corpo em torno de sua presa, e, em seguida, esmagando seu crânio, mordendo-o. Contudo, essa atitude só é tomada com seres que tenham menor porte que as doninhas.

Estudos apontam que é comum as doninhas resolverem atacar inimigos maiores que elas, como lebres. Para isso, a doninha realiza uma série complexa de movimentos para encantar o animal, numa espécie de dança de rua.

Papa-léguas

Papa-léguas
Reprodução/Wikimedia Commons

Os Papa-léguas são seres pequenos, com pouco mais de 60 centímetros de comprimento do bico à cauda, e muito mais propensos a participar da matança do que fugir dela.

Papa-léguas são quase exclusivamente carnívoros e a sua dieta é composta por animais como cascáveis. O papa-léguas afunda seu bico na cobra, a levanta para o alto e repetidamente a esmaga no chão até que esteja amassada o suficiente para engoli-la inteira.

Esta técnica, segundo os cientistas, sujeita a presa a uma força externa de distância do centro de rotação – neste caso, o centro de rotação sendo o rosto do papa-léguas. Ela também come outros pássaros. Nem sequer voa atrás deles – pelo contrário, só pula no ar e arrebata os animais conforme eles passam.

Babuíno verde-oliva

babuíno
Divulgação

Os babuínos verde-oliva variam na sua dieta entre carne e qualquer outra coisa que os de vontade comer. São animais agressivos, que defendem seu grupo a qualquer custo. Um curta produzido pelo canal de tv americano PBS mostra o temperamento destes animais quando não estão em cima das árvores. Para defender seus amigos, um único babuíno enfrentou um guepardo sozinho (e venceu). O vídeo mostra também como estes animais são quando resolvem atacar outros grupos de animais, que, em tese, seriam seus companheiros de campo: os veados.

Foca-leopardo

Foca leopardo
Divulgação

Todos os pinípedes, incluindo focas, são carnívoros. Mas, enquanto todas as outras focas comem peixes e outros animais de sangue frio, focas-leopardo são um dos predadores de topo da Antártida.

Como tal, elas têm um gosto por animais de sangue quente. Podem até comer um peixe ocasionalmente, mas preferem lanchar suas companheiras.

Ainda mais perturbador é o seu gosto para aves. Elas comem patos e outras aves marinhas, mas seu prato favorito são pinguins.

Foca-leopardo
Reprodução/USAP/NSF/Sean Bonnette

Como predadores, se escondem em águas raras ou no gelo para agarrá-los de surpresa. Depois de pegar sua presa, a foca bate no pinguim, arrastando-o por toda a superfície da água para tirar sua pele antes de comê-lo. Em alguns casos, as focas arrancam a cabeça do animal antes de devorá-lo.

Foca leopardo
Divulgação

Búfalo-africano

Búfalo-africano
Reprodução/Wikimedia Commons

O búfalo-africano é um herbívoro de grande porte que percorre os campos africanos. Sua característica mais marcante são seus chifres curvados. Ele passa a maior parte de seu dia deitado, comendo grama e bebendo água.

Contudo, são animais agressivos que, geralmente, matam qualquer coisa que sequer pense em mexer com eles. São considerados membros dos Grande Cinco, na África. O grupo, que reúne os animais mais perigosos do continente, é formado pelo leão, leopardo, rinoceronte, elefante e claro, o búfalo.

O búfalo-africano pesa até 910 quilos e é, aparentemente, capaz de reconhecer o conceito de vingança – e, definitivamente, o único animal existente que adora se vingar.

Eles buscam vingança contra seus principais inimigos, os leões – especialmente aqueles que matam um filhote. Se um leão cometer esse erro, os búfalos vão pra cima com uma multidão que pode conter até mil animais extremamente irritados.

49 COMENTÁRIOS

  1. Olá gosto muito do site de vocês!
    estava lendo e vi que talvez houvesse um erro dessa parte do texto:
    Papa-léguas são quase exclusivamente carnívoros. E a sua dieta não é composta de animais como cascáveis.

    aqui diz que a dieta do Papa-léguas não é composta de cascáveis. ficou um pouco confuso. não seria o contrario?
    E a sua dieta não é composta de animais como cascáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui