A natureza está infestada de seres que tem habilidades inusitadas. Entre eles, estão alguns parasitas capazes de invadir animais e dominar o seu corpo, transformando-os literalmente em zumbis. Em alguns casos, o animal já está morto enquanto o hospede controla seus movimentos.

‘Ophiocordyceps unilateralis’

'Ophiocordyceps unilateralis'
Reprodução/National Geographic

O parasita Ophiocordyceps unilateralis ficou conhecido por conseguir dominar temporariamente o corpo de formigas ao infecta-las. Na maioria dos casos, as formigas analisadas foram as do gênero Camponotus. Os animais dominados pelo fungo ficaram comumente conhecidos como formigas zumbis.

Pesquisas apontam que, quando a formiga entra em contato com o fungo, ela fica viva por um curto período de tempo, mas suficiente para que possa ser comandada pelo parasita. O inseto sai do formigueiro e vai para regiões com pequenas plantas. Depois disso, ele sobe as folhas rasteiras e as morde antes de morrer. Após pesquisas, foi confirmada que o fungo toma essa atitude propositalmente, levando o animal para locais onde a temperatura, umidade e luz solar sejam ideais para o seu crescimento.  (Leia mais aqui)

‘Leucochloridium paradoxum’

‘Leucochloridium paradoxum
Reprodução/Thomas Hahmann/Creative Commons

Para se reproduzir, o verme parasita ‘Leucochloridium paradoxum’ pode entrar em um caracol e promover uma transformação física no gastrópode, fazendo que ele cometa suicídio. O processo para tornar o caracol em “zumbi” começa quando o animal come os excrementos de um pássaro infectado com ovos do verme. Quando os ovos eclodem, os vermes seguem para os tentáculos oculares da vítima. De acordo com o seu crescimento, os parasitas ganham força e passam a controlar o cérebro de seu hospedeiro. (Leia mais aqui).

‘Spinochordodes tellinii’

Reprodução/Youtube

Os representantes da espécie ‘Spinochordodes tellinii’ tem como vítimas grilos e gafanhotos. Os seres são capazes de influenciar o comportamento do seu hospedeiro.

Diferente do que parece, o parasita não se alimenta do louva-a-deus zumbi, mas do que ele se alimenta. Os hospedes abandonam os insetos, geralmente, fazendo eles se afogarem. Isso porque é na água que se inicia o seu ciclo reprodutivo. (Leia mais aqui).

 

16 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui