O vulcão Kawah Ijen, localizado na Indonésia, chama a atenção por um espetáculo que pode ser visto exclusivamente durante a noite. Quando o vulcão entra em erupção, a sua lava tem uma coloração incomum: um azul brilhante.

Oliver Grunewald/oliviergrunewald.com

As imagens foram feitas pelo fotógrafo Olivier Grunewald e seu amigo Régis Etienne, que visitaram o vulcão várias vezes para registrar este fenômeno natural surpreendente.

Uma reportagem do portal americano Daily Mail revelou que a cor diferente na lava é resultado de gases vulcânicos que são canalizados através de uma rede de tubos de cerâmica, resultando em condensação de enxofre derretido. Esse enxofre, que é comum na cor vermelha quando derretido, derrama-se lentamente a partir das extremidades destes tubos e piscinas no chão, ficando azul enquanto esfria.

Oliver Grunewald/oliviergrunewald.com
Oliver Grunewald/oliviergrunewald.com

No meio tempo que Grunewald e Etienne ficaram na Indonésia estudando o vulcão, além de fotos, produziram também um documentário* sobre o Kawah Ijen e as noites que passaram o analisando. O documentário fala, além da lava azul, sobre os trabalhadores das minas de enxofre que precisam conviver constantemente com as chamas tóxicas.

Oliver Grunewald/oliviergrunewald.com

Ao pé do brilho desse vulcão, os mineiros trabalham entre os gases tóxicos. Eles monitoram o fluxo de enxofre fundido enquanto este é derramado de tubos a 115°C, e a sua subsequente cristalização.

Oliver Grunewald/oliviergrunewald.com

Em seguida, eles coletam, carregam e transportam a substância, que depois vendem na Indonésia.

*O documentário sobre o vulcão ainda não está disponível na página oficial de Grunewald, mas o fotógrafo publicou uma prévia do trabalho em vídeo que pode ser vista em seu site oficial.

43 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui