Uma empresa alemã chamou a atenção e gerou dúvidas em diversas pessoas do mundo ao divulgar um vídeo onde parece colocar fogo em um grande cubo de gelo. A experiência foi feita para demonstrar como seus sistemas de aquecimento por indução são poderosos.

Contudo, com a repercussão do material, logo surgiram explicações que condenam a experiência dizendo que, de fato, é impossível fazer o gelo pegar fogo antes de derreter.  Segundo a empresa, o calor gerado pelo aquecedor é tão intenso que elevaria rapidamente a temperatura da água em estado sólido a ponto de fazer com que incandesça antes mesmo de se liquefazer por completo, porém, não é bem isso que acontece. 

Segundo especialistas entrevistados pelo Discovery Channel,  um pedaço de metal foi colocado dentro do gelo. O aquecedor, que usa um método chamado aquecimento por indução, produz ao redor da pedra um campo magnético que induz corrente elétrica no metal, gerando calor e incendiando o interior do bloco. A luz que se observa e que a empresa disse ser o gelo pegando fogo, é, na verdade, o metal incandescente dentro e os gases que são rapidamente expulsos estão em reação exotérmica na faixa visível, produzindo a luz de chama.

A ação é considerada um clássico da física.

Veja um trecho do material abaixo:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui