Uma nova espécie de aranha, endêmica de regiões do Marrocos, chama a atenção por uma característica peculiar quando se sente ameaçada: as ‘Cebrennus rechenbergi’ fogem dando cambalhotas.

‘Cebrennus rechenbergi’
(Foto/Divulgação: Technische Universität Berlin/Suny College)

Encontrada pela primeira vez em 2006, a aranha vive em regiões desérticas e os cientistas comprovaram que a habilidade serve para que o animal consiga fugir com mais facilidade, geralmente dobrando a sua velocidade com os giros. Um espécime do animal foi capturado e nomeado inicialmente como ‘Cebrennus villosus’ em 2008, por Ingo Rechenberg, professor na Technische Universität Berlin. Porém, em 2014, a aranha foi identificada como espécie a parte por Peter Jäger do Instituto de Pesquisa e Museu de História Natural Senckenberg. A mudança de taxonomia veio por conta, justamente, da habilidade única do animal, não observada em nenhuma outra espécie.

Cebrennus rechenbergi
(Foto/Reprodução: Ingo Rechenberg/Wikimedia Commons)

Apelidada como “flic flac” – movimento acrobático em que uma pessoa executa uma rotação completa do corpo, estas aranhas tem hábitos noturnos e costumam se alimentar de insetos como mariposas.

Leia também: Cientistas elegem top 10 de espécies recém-descobertas

Fama
Após a descoberta da sua habilidade peculiar no ano passado, a popularidade da ‘Cebrennus rechenbergi’ foi tanta, principalmente no meio científico, que até um robô foi criado inspirado nos movimentos do animal. Este ano, a aranha entrou no top 10 de espécies recém descobertas. A lista que avaliou o animal foi feita por especialistas do Instituto Suny College of Environmental Science and Forestry, nos Estados Unidos.

(Foto: P.B Pelser/J. F. Barcelona/Suny College)

18 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui