Todos os recursos que a Terra é capaz de renovar em um ano já foram consumidos apenas nos primeiros 8 meses de 2015, aponta uma pesquisa feita pela ONG Global Footprint Network. Com isso, a humanidade entra em uma espécie de “dívida ecológica” até 31 de dezembro.

Apelidado de “dia da sobrecarga ecológica” (Overshoot day, na denominação em inglês), caiu este ano neste 13 de agosto. A organização vem constatando que isso tem ocorrido cada vez mais cedo, sinal de um consumo cada vez mais acelerado em relação aos recursos naturais disponíveis.

Segundo informações divulgadas pela ONG, em 2014, o dia de sobrecarga ocorreu em 17 de agosto. Em 1970, o dia ocorreu em 23 de dezembro. Mas, desde então, a data continua em declínio: 3 de novembro de 1980, 13 de outubro de 1990, 4 de outubro de 2000, 3 de setembro de 2005, 28 de agosto de 2010.

“Demorou menos de oito meses para a humanidade consumir todos os recursos naturais renováveis que a Terra pode produzir em um ano”, lamenta Global Footprint Network. “Uma clara indicação de que o processo de esgotamento dos recursos naturais se acelera”.

Para calcular como os recursos tem sido consumidos, a ONG leva em conta em seus cálculos a pegada de carbono, os recursos consumidos pela pesca, pecuária, agricultura, construção, bem como água. A previsão é que em 2030, se as emissões globais de gás carbono (CO2) não diminuírem, a população mundial terá engolido seus recursos naturais já em 28 de junho.

“Reduzir as emissões de carbono não só permitiria diminuir o aquecimento globa como reduzirá a pegada ambiental em escala mundial”, ressalta Global Footprint Network.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui