Ratel, um dos animais mais destemidos do mundo

Ratel, um dos animais mais destemidos do mundo

0 1743

O ratel (Mellivora capensis) é uma espécie da família Mustelidae que chama a atenção por ser um dos animais mais ferozes e destemidos do mundo. Endêmicos de regiões da África e Ásia, estes animais de porte relativamente pequeno são capazes de enfrentar predadores muito maiores que eles, como leões. Se estão em grupo, o perigo de se aproximar destes mustelídeos dobra.

(Foto: divulgação)

Conhecido também como Texugo do Mel, estes animais que se alimentam quase de tudo, tem como comida preferida o principal produto produzido pelas abelhas, o que os faz, rotineiramente, destruir colmeias para conseguir o doce, não ligando o ataque dos insetos. Os rateis também costumam se alimentar de cobras e outros pequenos mamíferos.

(Foto: reprodução/Discus.co.il)

Normalmente, o Ratel é preto, com uma listra branca que se origina logo acima dos olhos e termina na ponta da cauda, cobrindo quase toda a largura das costas, de ombro a ombro. Essa coloração branca pode variar, dependendo da idade, região ou subespécie, podendo ser mais escura (quase cinza), ou até inteiramente pretos.

Veja um vídeo que mostra cenas do texugo em ação:


Há alguns anos, a National Geographic produziu uma reportagem especial sobre a vida desses animais, mostrando traços do seu comportamento agressivo. Logo no início da reportagem é mostrado um caso que deixou a espécie famosa, onde um texugo é mordido por uma cobra extremamente venenosa e, mesmo assim, consegue matá-la para o jantar e resistir ao veneno.

Assista o especial abaixo:

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta