Rara baleia-de-Omura é filmada em seu habitat pela primeira vez

Rara baleia-de-Omura é filmada em seu habitat pela primeira vez

12 359

Pesquisadores anunciaram recentemente a descoberta de uma população de baleias-de-Omura (Balaenoptera omurai) que vivem perto de Madagascar, no Oceano Índico. Os primeiros animais da espécie foram identificados em 2003, a partir de representantes mortos. Essa é a primeira vez que estas baleias são filmadas com vida em seu habitat.

(Foto/Cortesia: Salvatore Cerchio)

De acordo com informações divulgadas pelo New Engalnd Aquarium, que tinha profissionais envolvidos na expedição que encontrou os animais, pouco se sabe sobre esta espécie de baleia. Segundo Salvatore Cerchio, líder da expedição, as informações são tão escassas que não sabe nem quantos destes animais existem no selvagem.

“Ao longo dos anos, tem havido um pequeno punhado de possíveis avistamentos de baleias de Omura, mas nada que foi confirmada”, diz Dr. Cerchio.

Apesar da divulgação do vídeo ter acontecido este ano, o avistamento das baleias ocorreu em 2013, quando os animais foram observados ao noroeste de Madagascar. No início, os pesquisadores pensaram que as baleias pertenciam ao grupo de animais conhecidos como Bryde, mas, com fotografias e filmagens, perceberam que as características se assemelhavam mais com as de Omura.

“Quando vimos claramente que o maxilar direito era branco e a mandíbula esquerda era negra, sabíamos que estávamos em direção de algo muito especial”, disse Cerchio.

No final de 2014, testes de DNA confirmaram os pesquisadores tinham encontrado a primeiro população de baleias-de-Omura. Pelo o pouco que se sabe, estes animais relativamente pequenos se comparados a outras espécies de baleias, variando entre 10 e 12 metros de comprimentos. A família a qual estes animais pertencem é caracterizada também pela habilidade de expandir as garganta quando se alimentam.