Pensando em auxiliar o processo de reflorestamento em diversos pontos do país, o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) criou o projeto “Plante Árvore”, onde mudas de plantas são doadas gratuitamente para que áreas desmatadas comecem a ser ocupadas com plantas nativas. Entre as regras do projeto, está a proibição do corte futuro das árvores que foram doadas.

Instituto Brasileiro de Florestas
Reprodução/sxc.hu

De acordo com Monique Meira, integrante do instituto, no momento o projeto está procurando por pessoas que tenham interesse em plantar na Serra da Cantareira, em São Paulo. Os interessados devem ter propriedade privada na região. “Todas as pessoas que tiverem interesse em mudas tem que ter propriedade privada. O plantio não pode ser feito em terrenos públicos ou de organizações públicas”, explica.

Apesar da procura no momento ser para São Paulo, o instituto também faz doações para outras regiões do Brasil. Todas as mudas doadas são nativas de cada local em que há o interesse de plantio. “Tudo depende da procura da região. Se no momento que alguém quiser a muda nós não tivermos, vamos deixar o nome dela em um cadastro para quando a planta estiver disponível, nós fazermos a doação”.

Para participar do projeto, acesse a página do IBF aqui e preencha o cadastro.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorA formiga panda
Próximo artigoO anambé-papudo

33 COMENTÁRIOS

  1. Por que vocês se propõem a enviar mudas de exóticas??????? A Mata Atlântica está acabando cada dia mais!!!! Ofereçam somente mudas de árvores (mesmo frutas) nativas de cada região!!!!

      • olá o site seria Instituto da mata Atlântica.Gov.BR ? , como faço para adquirir mudas, sou do interior de S.P e tenho um sitio de 3 hectares, já plantei quase muitas mudas nativas e gostaria de plantar mais.

  2. Leandro,
    sugiro que veja primeiro com a Prefeitura de Atibaia, departamento do Meio Ambiente se há esse tipo de incentivo. Em Piracaia liberam 5 mudas por contribuinte no viveiro do Parque Ecológico e em São Paulo doam mudas no Parque Ibirapuera. espero ter ajudado! bora plantar nativas pessoal!

  3. Olá Pessoal!
    Aproveitando que vocês se interessam bastante por plantar árvores, gostaria que conhecessem o site http://www.buscaarvore.com.br , que é uma causa idealizada por pessoas cansadas de ver esse desmatamento e descaso com o meio ambiente, e incentiva o transplante de árvores que precisariam ser cortadas.

    Vamos ajudar? Publique uma árvore que precise cortar, ou divulgue para seus amigos publicarem! É só cadastrar lá de graça, estamos precisando de cadastros pois o site é novo.

    http://www.buscaarvore.com.br

    Obrigada pela atenção,
    Karina

  4. Faço parte de uma Associação, estamos com um projeto em andamento, de preservaçao de nascentes e queremos plantas árvores em todo espaço possivel, não temos noção de quantas mudas, estamos buscando ajuda. moramos no sul de Minas, cidade de Cristina. qualquer quantidade sera bem vinda!

  5. Muito bom o projeto. Moro perto da reserva de Tinguá e a beira do Arco Metropolitano. O Clima aqui é ótimo, tenho 24 mil m2 onde pretendo plantar. Póis já estou aposentada e adoraria por em pratica este sonho , junto com as crianças e para o futuro delas. Obrigada pelo ensientivo.

    • ta na hora dos paulistanos cada um plantar no cantareira vai ser muito otmo para o meio ambiente,com esse sufoco da falta de água seria um bom exemplo

  6. essa é a hora de cada paulistano plantar uma muda no cantareira,mostrar para os governantes como que se faz para começar a recuperar o cantareira,esses politicos só andam conta da população.

  7. ” Ñ é preciso mostrar beleza aos cegos,nem dizer verdade aos surdos.Basta ñ mentir.Para quem te escuta, nem decepcionar os olhos de quem te vê .As palavras nos conquistam temporariamente mas as atitudes nos ganham ou nos perdem para sempre.”

  8. Boa tarde!
    Somos uma Escola de Educação Infantil em São Paulo e estamos trabalhando com as crianças um projeto sobre o Reino Vegetal.
    Queríamos no Dia da Árvore oferecer uma muda de planta para cada família plantar com a criança em casa, em algum parque, sítio, enfim…Ajudar a reflorestar “nossa cidade”.
    Vc tem alguma possibilidade neste sentido.
    Aguardo retorno
    Grata
    Célia

  9. Olá, meu nome é Janaína moro em vitória de santo Antão PE, adquiri uma área de pouco mais de 2 hectares e estou com muita dificuldade de encontrar projetos aqui em Pernambuco que possa me fornecer mudas pra recuperar essa área. Quero muito recuperar, tenho vários pés de manga, caju e jaca. Gostaria de plantar de tudo, deixar uma área bem verde. Vcs podem me ajudar a encontrar esse lugar aqui em PE ou enviar mudas? Agradeço desde já

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui