Se você é um amante de gatos, já teve ter reparado no comportamento destes animais de quererem, quase sempre, entrar dentro de caixas. Assim:

(Foto: Nataliya Kuznetsova/Shutterstock)

Até grandes felinos que vivem em cativeiro apresentam o comportamento, assim:


Essa paixão pelas caixas, que arrancam risada de muito gente, deram embasamento científico para uma pesquisa na Universidade de Utrecht, nos Países Baixos. O estudo, apresentado na revista online Applied Animal Behaviour Science, chegou a conclusão que caixas podem reduzir o estresse destes animais após longos períodos de irritação.

Apesar de parecer muito divertida, esta pesquisa tem um propósito sério. “Gatos domésticos (Felis sylvestris catus) podem ter estresse grave em abrigos”, escrevem os autores. Isso não faz apenas os gatos infelizes, mas também afetam o sistema imunológico, aumentando a possibilidade de surtos de doenças infecciosas.

A equipe de pesquisa, liderada pela veterinária Claudia Vinke, dividiu aleatoriamente grupos de gatos que vivem em abrigos. Parte deles ficaria isolado com caixas e o outro grupo sem. O comportamento dos gatos foi observado nas duas situações e avaliado utilizando o Kessker and Turner Cat-Stress-Score (CSS), uma espécie de medidor de estresse para estes felinos..

Por três dias, os gatos que se escondiam em caixas apresentaram menores taxas de CSS, com pouca variabilidade. No segundo grupo, alguns gatos sem caixas não apresentaram comportamento alterado, mas a maioria tinha sinais de stress muito maiores do que qualquer um dos gatos no grupo com caixas.

O tamanho da amostra para o estudo de apenas 19 gatos foi pequeno, mas o documento conclui, “A caixa de esconder parece ser um enriquecimento importante para o gato lidar eficazmente com fatores de estresse em um novo ambiente novo para ele.” Eles esperam estender o trabalhar para estudos de longo prazo e considerar gatos alojados coletivamente.

OUTRAS TEORIAS
Apesar do estudo ter sido concluído, existem outras teorias que tentam explicar o comportamento destes animais. A revista Wired explora algumas destas teorias, inclusive que estes felinos gostam do calor e que a caixa é uma maneira para que uma espécie, relativamente solitária, se esconda de “compromissos sociais”.

A descoberta feita na Universidade de Utrecht já está sendo colocada em prática por uma organização de caridade dos Países Baixos, que estão buscando doações para comprar o que eles chamam de “Castelo de gatos” para os felinos do abrigo.

48 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui