Algumas plantas respondem a determinados estímulos a sua volta, podendo se direcionar de acordo com a luz, gravidade, mudanças de temperatura e interferências químicas, por exemplo. Entre elas estão as plantas sensitivas, um grupo de plantas que se fecham ao serem tocadas.

Mimosa pudica
Reprodução

A reação é uma forma que elas possuem para se proteger naturalmente. O movimento que elas fazem para se fechar é chamado de Sismonastia e varia de velocidade para determinados tipos de plantas, sendo bem ágeis em algumas.

Uma reportagem no portal do Colégio de Agricultura e Ciências da Vida, da Universidade de Cornell, revelou que as plantas sensitivas geralmente possuem folhas que são subdivididas em folíolos. Na base de cada um, existem células especializadas capazes de perder água com grande rapidez. A reação acontece quando a planta recebe um estímulo externo, como um toque.

Mimosa pudica
Reprodução/sciencemag

Uma das plantas sensitivas mais conhecidas e mais ágeis é a Mimosa pudica, conhecida também como dormideira. Ela é um pequeno arbusto perene da América tropical, pertencente à família das ervilhas.

Essa sensibilidade e movimento das folhas da planta também ocorrem em outras espécies dentro da família das ervilhas, tal como a Neptunia, ou em outras famílias, como o gênero Biophytum na família Oxalidaceae

 

11 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui