Conhecidas como Mariposa-beija-flor (Macroglossum stellatarum), estes insetos recebem este nome pela característica incomum de semelhança com beija-flores. Além da aparência, os animais são chamados assim por se alimentarem do néctar de flores da mesma forma que um beija-flor.

Mariposa imita beija-flor
Reprodução/Butterfly conservation

De acordo com o portal Butterfly Conservation, endêmicas do Sul da Europa, norte da África e Ásia, estas mariposas possuem corpo aerodinâmico, asas dianteiras longas e asas traseiras pequenas. Já foram encontradas também em algumas regiões do Brasil.

Mariposa imita beija-flor
Reprodução/Rã-bugio

Chamadas internacionalmente de Hummingbird hawk moth, esses animais chamam a atenção pelo mimetismo, uma habilidade que consiste na presença de características que confundem determinado animal com outro grupo de organismos.

+ Esta provavelmente é a mariposa mais diferente que você já viu
+ As 9 mariposas mais incríveis da natureza

Mariposa imita beija-flor
Reprodução

Em 2010, pesquisadores do Instituto Rã-bugio, em Santa Catarina, flagraram o animal em uma reserva ambiental no Brasil. “É uma estratégia para confundir os predadores, as aves principalmente. Observe que tem até uma cauda para se parecer mais ainda com um beija-flor. As fotos foram tiradas com uma câmera em alta velocidade (para “congelar” o movimento), mas ela vibra as asas quase com a mesma frequência do beija-flor”, diz uma nota no site da instituição.

 

36 COMENTÁRIOS

  1. Ja consegui fotografar essa mariposa no HopiHari em Itupeva, SP, acho que ainda tenho as fotos.
    Vou procurar.
    Deu um certo trabalho mas eu tentei pq achei que era um Beija Flor e pelas fotos vi que se tratava da Mariposa.

  2. Moro em Montes Claros no norte de Minas Gerais, e já vi esta pequena duas vezes. Uma vez a vi na chácara do meu pai e realmente a confundi com um beija-flor. Na casa de minha namorada tem uma que todos os dias passeia pelo jardim dela. Fiquem com DEUS!

  3. Moro em Barão de Cotegipe, no Norte do Estado do RS. E duas “mariposas beija-flor” todos os dias, e várias vezes ao dia, vem passear pelo jardim aqui de casa!

  4. Incrível mesmo! Qual seria a explicação para esta adaptação?
    Vi e fotografei uma destas em Dois Vizinhos – PR. Pensava que era um beija-flor, mas fiquei intrigado depois que pousou e não pude ver o bico. Por sorte a fotografei, e, graças a vocês esclareci o mistério. Enviei a foto para o e-mail, caso queiram postar aqui.

  5. Hoje pela manhã, fotografei uma Mariposa Beija-flor, se alimentando do néctar da flor da Dama da Noite. A princípio pensei que fosse um pássaro, mas observei que tinha característica de inseto como antenas.

  6. Ontem, 25/01/2015, vi um exemplar dessa mariposa em meu quintal na cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte. Nunca havia visto uma dessas na nossa região, e achei que fosse rara. Pelo visto ela aparece em várias regiões do Brasil.

  7. De férias em Florianópolis avistei alguns desses animais. A princípio parecem micro beija-flores, mas, olhando de perto percebe-se que são mariposas!

  8. Avistei um desses hoje pela manha.Moro em Salvador-BA.Fiquei encantada como mera observadora realmente se parece com um beija-flor,mas tem antenas,coisa que nunca vi no beija-flor e o “bico”muito distinto.

  9. Hoje vi uma dessas a principio achei que fosse um beija flor pequeno, mas ao observar percebi que não tinha o bico. Muito linda e rápida. Estamos em Ituiutaba – MG no Triângulo Mineiro.

  10. Aqui em Goiânia em um jardim feito por mim e outras duas pessoas apareceram duas dessa espécie, só que hoje apareceu mais uma. Estou encantada. Sugam o néctar das flores como beija-flor.

  11. Fotografei hoje a tarde em Cuiabá, Mato Grosso, região centro oeste – dia 1 de dezembro de 2015 – numa arbusto de dama da noite do meu quintal uma mariposa que emita beija-flor. Acreditava que fosse uma espécia rara de beija-flor.

  12. Fotografei hoje a tarde em Cuiabá, Mato Grosso, região centro oeste – dia 1 de dezembro de 2015 – numa arbusto de dama da noite do meu quintal uma mariposa que emita beija-flor.

  13. Eu não conhecia ate ver uma na porta da minha casa sem sabe dessa especie fiquei me cagando de medo,pois tenho medo de inseto mais tinha realmente uma aparência bonita e pensei que fosse me ataca quando voo pra cima de mim agora ela não sai da cortina da minha sala

  14. Eu não conhecia ate ver uma na porta da minha casa sem sabe dessa especie fiquei me cagando de medo,pois tenho medo de inseto mais tinha realmente uma aparência bonita e pensei que fosse me ataca quando voo pra cima de mim agora ela não sai da cortina da minha sala.

  15. Entro uma dessa parecia um pardal descontrolada querendo luz deo trabalho mais consegui acerta ela umas 3 vezes com o cabo de vasora ela nao morreu depois dei duas chinelada ela fici no xao tentando voa depois queimei ela essa especie depois que o sol se poe ela fica indi de flor em flor ate altas hora ela entro aqui em casa 2 da manha mariposa di satanas

  16. Moro em Recreio MG… Tenho uma moita de manacá no meu quintal. Essa semana avistei um pequeno beija flor rodeando as flores…descobri agora q não é um beija flor….

  17. Moro no interior de São Paulo, na cidade de Garça. Uma mariposa dessas tem visitado meu jardim nos fins de tarde. Como os outros também achei que era um beija-flor bem pequenos, mas hoje consegui ver as “antenas”.

  18. Hoje tive o prazer de conhecer este inseto extraordinário, na Região Sudoeste da Bahia, mais precisamente no município de Pindaí/BA, fiquei impressionado com a semelhança deste inseto com um Beija-flor, eram aproximadamente uns 08 insetos sobrevoando uma planta e sugando as flores. fiz várias fotos e um vídeo.

  19. Bom dia, tenho um pé de dama da noite, aqui em itaja/SC bem florido, e todos os dias de manha cedo aparece umas 4 ou 5 de uma vez só, sempre achei que era beija flor de longe, mas achei estranho que elas nao tinham medo, e vi que o bico é diferente. são animais lindos. Vem muitosssss

  20. Vejo estas mariposas constantemente em meu jardim. Elas vem buscar o néctar das Alantanas que tenho em casa. Nas primeiras vezes confundi com um beija-flor que também apreciam as Alantanas.

  21. Mudei para uma casa aqui em Brasilia cujo quintal fica virado para uma mata. Toda vez que estamos na piscina aparecem 2 ou mais dessas mariposas, dando rasante na piscina. Primeiro pensamos que fosse um pássaro mesmo.

  22. cara , ontem uma beija flor bateu na janela aqui de casa e caiu desmaiado. pegamos ele e quando ele despertou demos um pouco de agua com açúcar numa colher , ele tomou e saiu voando . no mesmo dia a tarde vi uma mariposa dessas perto de casa, aqui em Brasilia. Me espantei pelo tamanho, parecia mesmo um beija flor , mas quando cheguei perto vi que era uma mariposa. Foi um dia estranho…

  23. Estou em Canoinhas, no norte de Santa Catarina, e encontrei uma dessa no jardim de casa. A princípio achei que se tratava de um beija flor, mas depois de dar uma boa olhada percebi que era uma mariposa. Consegui fotografá-la, mas como se move tão rápido quanto um colibri a imagem ficou um tanto desfocada.

  24. apareceu uma dessa aqui no meu jardim ela tinha em torno de 5 cm de comprimento é um bicho interessante que ao contrario do beija-flor comum ela não foge ela vem bem perto é como se você não estivesse ali é um inseto fantástico muito lindo raridade

  25. Moro em uma pequena chacara em Aldeia Camaragibe Pernambuco, onde tem muito verde,hoje a noite tive uma bela visita desse maravilhoso e incrível inseto nas flores de um pé de pata de vaca .Eu já conhecia pois já tinha visto na casa da minha mãe que mora aqui pertinho e pude fotógrafa ele de perto porque ele estava pousado na tela da janela, hoje eu fiz um vídeo mas não ficou muito bom pois ela é muito rápida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui