O comportamento de animais e humanos é constantemente comparado em diversos estudos, onde, em alguns casos, são constatadas grandes semelhanças. Mas, você conseguia imaginar que entre essas semelhanças estaria a capacidade de se drogar? E ainda mais: que golfinhos poderiam fazer isso?

BBC/John Downer productions

O documentário Dolphins: Spy in the Pod*, produzido pela BBC One, revelou o comportamento desses animais após entrarem em uma espécie de transe quando ficam em contato por muito tempo com baiacus (peixe-balão). Quando provocados, estes animais se protegem liberando uma toxina chamada Tetrodotoxina. Contudo, os golfinhos parecem apenas ficar em “uma vibe diferenciada” com a ação da toxina. Em um ponto, os animais foram filmados flutuando logo abaixo da superfície da água, aparentemente fascinados por suas próprias reflexões, como se estivessem “chapados”.


*Nota: o vídeo divulgado acima não foi postado no canal oficial da BBC One. Por conta disso, o material pode ser removido do ar a qualquer momento por violação de direitos autorais no YouTube.

Depois da divulgação do documentário, um artigo do portal de notícias americano Daily Mail aprofundou o caso dos “golfinhos chapados”. Usando uma câmera de controle remoto disfarçada como uma tartaruga marinha, um grupo de biólogos observou jovens golfinhos ingerindo uma toxina liberada por um baiacu.

BBC/John Downer productions

“Este foi um caso de jovens golfinhos propositalmente experimentando algo que sabemos ser intoxicante”, observou o zoólogo Rob Pilley em uma declaração ao Daily Mail.

GOLFINHOS PODEM SE DROGAR MESMO?

BBC/John Downer productions

Apesar de tudo, alguns biólogos argumentam que os golfinhos não tem esse tipo de comportamento constantemente. Em doses muito baixas, a tetrodotoxina causa dormência, formigamento e uma ligeira tontura, mas não altera mentes a ponto de deixar os golfinhos em transe.

Críticos apontam que este se trata de um caso isolado, onde os golfinhos acabaram se envolvendo com um baiacu que liberou uma dose mais alta da toxina.

96 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui