Um ganso sem bico recebeu, recentemente, uma prótese artificial feita em três dimensões (3D) em Santos (SP). Esta foi a primeira operação deste tipo realizada em um ganso no Brasil. A ave foi encontrada em uma praia de Ilha Comprida, já sem o bico, e voluntários de uma ONG que resgataram o animal estimam que ela estava há semanas sem comer.

De acordo com informações da TV Tribuna, que divulgou o caso, a ave é uma fêmea jovem. Para a operação, foram escalados veterinários e dentistas, que analisaram a prótese para definir qual técnica iriam utilizar para implantar o novo bico na ave.

(Foto: reprodução/Tv Tribuna)

“A gente faz esse primeiro estudo para ter uma ideia de onde vai ficar, como colocar, qual o tipo de parafuso e qual o tamanho. Assim, quando estiver na mesa, já estão todos ambientados com a situação”, explicou o cirurgião veterinário Roberto Fecchio.

A peça 3D foi produzida por uma equipe multidisciplinar que já havia produzido outras próteses para animais no Brasil e no exterior. Como toda cirurgia, existia um risco para o animal, mas ele reagiu bem.

“Nós estamos monitorando a frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura, o padrão de respiração, tudo isso a gente consegue ver no monitor e avaliar minuto a minuto como o paciente está”, contou o anestesista Marco Antonio Campos.

Leia também:
Tartaruga tem mandíbula restaurada com ajuda de impressora 3D
Tucano recebe prótese de bico artificial feita pela primeira vez no Brasil

Para a fixação inicial do bico, foi usada uma resina de prótese dentária. Para garantir que o bico não caísse, também foram utilizados parafusos. A cirurgia durou pouco mais de uma hora de meia.

Novo bico foi preso com resina e parafusos
(Foto: reprodução/Luis Paes/TV Tribuna)

Após a cirurgia, a ave foi levada para o Vale do Ribeira pelo técnico ambiental Cristian da Silva, da ONG Amigos do Mar, que cuida do ganso.

“Vou voltar para casa com ela totalmente reabilitada. É uma sensação de alívio, um momento muito alegre de realização de um trabalho e vamos ficar com uma gratidão enorme”, falou. O ganso deverá ser devolvido a natureza dentro de 15 dias em uma lagoa no Centro de Ilha Comprida.

25 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui