Espécies de plantas oferecem nova esperança contra diabetes

Espécies de plantas oferecem nova esperança contra diabetes

2 273

Um estudo realizado pela Swinburne University of Technology, em  Melbourne, na Austrália, mostra que o extrato de plantas nativas do país, e também da Índia, podem ser usadas contra o diabetes e até mesmo o câncer.

Foram investigados 12 tipos de plantas medicinais e seus efeitos sobre a absorção de glicose e na formação do tecido adiposo, podendo assim aplicá-las no controle de diabetes tipo 2, gerenciando sintomas como o ganho de peso, a hipertensão, e a redução da imunidade. Também foram estudadas potenciais atividades anticancerígenas dos extratos.

Estudo de plantas medicinais pode ajudar em tratamentos
(Foto: Dra. Vandana Gulati/Swinburne University of Technology)

Dos extratos de plantas australianas, a Witchetty  Bush (Acacia Kempeana) e o sândalo australiano (Santalum spicatum), estimularam a captação de glicose. Já as espécies ‘Acacia Tetragonophylla’, ‘Beyeria Ieshnaultii’ e ‘Euphorbia drumondii’ reduziram significativamente o acúmulo de gordura nas células.

Entre os extratos das plantas indianas, a ‘Curculigo orchioides’ estimula captação de glicose, bem como reduz o acúmulo de gordura. Já a ‘Pterocarpus marsúpio’ e a Andrographis paniculata’ agiram diretamente na acumulação das células de gordura.

“Nós descobrimos que alguns dos extratos vegetais estimularam a captação de glicose nas células de gordura, enquanto outros reduziram o acúmulo de gordura nas células de gordura” explicou a Dra. Vandana Gulati, responsável pela pesquisa.

Além disso, extratos de Witchetty Bush e o Sândalo australiano também apresentaram forte atividade contra células de câncer cervical.

Para ler parte do estudo, em inglês, clique aqui.

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta