A marca de roupas suíça Freitag, conhecida por atitudes sustentáveis no meio têxtil, inovou mais uma vez ao lançar uma calça jeans que pode ser transformada em adubo. Apelidada como E550, a calça é composta por um material desenvolvido pela empresa que se chama F-Abric. Lançado em 2014, ele é 100% biodegradável e tem em sua composição uma fibra celulósica semi-sintética derivada das árvores de faia, com fios naturais de linho e cânhamo (Cannabis ruderalis), uma das variedades da maconha.

(Foto/Reprodução: Freitag/Pascal Grob)

Leia também: Designer produz tecido com restos de abacaxi

De acordo com informações divulgadas pela empresa, a ideia do novo jeans surgiu para diminuir o uso de água para no cultivo de algodão, plantado pela empresa para produção das calças. Como o cânhamo e o linho necessitam de menos água que o algodão para serem cultivadas, a Freitag passou a investir no material para a produção.

(Foto/Reprodução: Freitag/Oliver Nanzig)

“A maioria das empresas usa poliéster em suas roupas. As nossas sãobiodegradáveis, com exceção dos botões de metal”, explicou Oliver Brunschwiler, CEO da grife. Esses aviamentos, segundo ele, são parafusados e fáceis de ser retirados. “Quando o dono da peça se cansa, ele tira os botões, coloca a calça na terra e ela vira adubo”.

17 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui