O biólogo brasileiro Róber Bachinski, ganhou destaque internacional na edição deste ano do prêmio britânico Lush. O cientista foi premiado pelos seus métodos alternativos com testes em animais. O Lush, que acontece anualmente, é uma iniciativa de grande envergadura que visa a utilização de inúmeros recursos tendo em vista o dia em que os todos os testes de segurança ocorram sem o uso de animais.

De acordo com uma entrevista de Bachinski ao portal VEG, da Folha de São Paulo, a pesquisa sobre os métodos alternativos é realizada na Universidade Federal Fluminense (UFF). Protetor dos direitos dos animais, o biólogo relata que quase desistiu do curso de biologia por ter de realizar procedimentos em bichos. “O primeiro contato dos alunos [com métodos alternativos] é na faculdade”, disse. “Muitos desistem para não ter de usar animais, mas decidi continuar e tentar conversar com os professores e solicitar objeção de consciência”, complementou.

Bachinski com sua estatueta, uma lebre em cerâmica (Divulgação)

Para os testes alternativos, em sua pesquisa de doutorado, que ele faz em parceria com a John Hopkins University (EUA), o biólogo estuda métodos de estimativa de morte celular em modelos de mini-órgãos, sem ter de usar animais.

Para ele, cada vez mais há incentivo e projetos nos métodos alternativos. “Muito mudou nos últimos quatro anos no Brasil”, diz, citando a Renama (Rede Nacional de Métodos Alternativos), do Ministério da Ciência, e o Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos, da UFF e da Fiocruz.

Além do seu trabalho já em andamento, Bachinski visa identificar quais cursos usam animais no ensino no Brasil e trabalhar em colaboração com os professores para sugerir métodos alternativos, já que muitos professores continuam usando animais por não saberem como fazer aulas práticas sem eles.

42 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns para esse biólogo por combater testes em animais e por estimular métodos de estimativa de morte celular em modelos de mini-órgãos, sem ter de usar animais. Eu sei bem que nas faculdades de Biologia, Medicina e Veterinária são realizados vários procedimentos desnecessários com animais ainda vivos!!!

  2. Jacky Rossetti eu vi essa reportagem até compartilhei no meu face. Achei um máximo. Muito bom saber que existem pessoas que se importam com os animais e o melhor estão tomando atitudes criando métodos para que eles não sejam mais maltratados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui