O Zoológico de São Paulo apresentou, na última quinta feira (23), a primeira arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) nascida em cativeiro em toda a América Latina. Com pouco mais de 10 dias, o nascimento do raro exemplar foi muito comemorado entre os criadores, já que a arara-azul é um animal endêmico do Brasil em estado crítico no quadro de ameaça à extinção.

Anodorhynchus leari
Filhote de arara-azul com apenas 10 dias (Foto: Paulo Gil/ Divulgação)

De acordo com informações do Estadão, ao todo, o Zoo de SP conta com 12 exemplares adultos da espécie, apesar deles não ficarem expostos ao público. Segundo informações da instituição, as aves foram apreendidas em operações contra o tráfico de animais.

Segundo biólogos do zoo, os pais da ave recém-nascida já vinham namorando há cerca de três anos. O ovo do casal permaneceu em uma chocadeira por aproximadamente 13 dias, sendo monitorado constantemente pelos técnicos da instituição.

Arara-azul
Filhote pesa poucas gramas (Foto: Paulo Gil/ Divulgação)

Agora, como ainda é muito pequeno, o filhote fica em uma incubadora mantida a 35 graus celsius e é alimentado de três em três horas.

Arara-azul
Ave passa por monitoramento constante (Foto: Paulo Gil/ Divulgação)

41 COMENTÁRIOS

  1. Essa é para se comemorar muito… reprodução em cativeiro é um dos desafios a serem vencidos por muitos pesquisadores e especialistas em manejo e conservação de espécies. No caso desta espécie, sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui