Em diversos locais do mundo, garrafas PET são reutilizadas após o uso para a criação de novos produtos. As variações mais comuns vão desde luminárias até cofres para guardar dinheiro. Porém, a cada dia que passa, se descobre uma nova utilidade para esse material reciclável, como a construção de casas.

Casa com material reciclável
Ingrid Vaca Diez/Reprodução

Há 14 anos, a artesã boliviana Ingrid Vaca Diez inovou ao desenvolver um projeto intitulado Casas de Botellas (Casas de Garrafas), que tem como objetivo construir casas com garrafas PET. A criação surgiu a partir da vontade de ajudar família de baixa renda que ainda não tinham moradia em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Em seu site, Ingrid conta que é apaixonada por artesanato desde criança e a iniciativa para construir casas com este material surgiu após uma briga com o marido, que não gostava do entulho de material reciclável que ela acumulava em casa.

Casa de garrafas pet
Reprodução

Para a construção destas casas de garrafas, são necessárias, em primeiro lugar, garrafas, seguidas de garrafas de vidro, cimento, cal, areia, cola, sedimentos, resíduos orgânicos, aros e glicose. A primeira casa edificada por Ingrid teve 170m² e nela foram utilizadas 36 mil garrafas plásticas de dois litros.

Para formar as paredes, as garrafas são preenchidas com resíduos e sedimentos variados, que são amarradas e fixadas com ciumento e cal.

Atualmente, com diversas casas construídas, Ingrid estendeu o projeto para outros países como Argentina, México e Uruguai.

Casa de garrafas pet
Reprodução/Casa de Botellas
Casa de garrafas pet
Reprodução/Casa de Botellas
Casa de garrafa pet
Reprodução/Casa de Botellas
Casa de garrafa PET
Reprodução/Casa de Botellas

15 COMENTÁRIOS

    • Flávio Menezes Rocha, gostei muito da sua ideia! Eu não sei como começar um projeto desse porte, mas como uma geógrafa apaixonada, gostaria muito de poder ajudar de alguma forma quando se trata de beneficiar quem realmente precisa.

      Conte comigo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui