O besouro-hércules (Dynastes hercules) é um inseto que habita bosques tropicais e equatoriais da América Central e do Sul. Podendo alcançar até 17 centímetros de comprimento, é um dos maiores besouros que existem e também o animal mais forte do mundo em relação a seu tamanho.  Esses insetos são capazes de levantar 850 vezes seu próprio peso. Isso é equivalente a um humano de 70 quilos poder levantar 60 toneladas.

Besouro mais forte do mundo
Reprodução/Wikimedia Commons

Os machos da espécie possuem dois chifres, um na parte superior da cabeça e outro no tórax. Em algumas ocasiões estes chifres costumam crescer a ponto de ficarem maiores que o próprio corpo. As fêmeas não possuem estes chifres, já que a espécie apresenta um significativo dimorfismo sexual. A finalidade destes apêndices está relacionada com a reprodução, uma vez que os machos os utilizam como “armas” para disputas na conquista de fêmeas.

O estado larval deste besouro tem uma duração de um a dois anos, no qual a larva alcança um tamanho de 110 mm e pesa aproximadamente 120 gramas. Em grande parte do tempo, a larva vive perfurando a madeira em decomposição, que é sua maior fonte de alimento. Após esse período a larva se transforma em pupa, onde ocorre a metamorfose da qual nasce o besouro adulto. Ele se alimenta principalmente de frutos caídos no solo da floresta.

Besouro mais forte do mundo
Reprodução/Mundo Estranho

Existem apenas duas espécies de besouros maiores do que esta, os cerambicídeos Macrodontia cervicornis e o Titanus giganteus da Amazônia.

18 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui