A arraia manta ou jamanta (Manta birostris) é uma espécie de peixe cartilagíneo pelágico e a maior espécie atual de raias. Encontra-se nas regiões tropicais de todos os oceanos, tipicamente perto de recifes de coral.

Jamanta
Ralph Lee Hopkins/National Geographic

A jamanta tem o corpo em forma de losango e uma cauda longa sem espinho. Ao todo, pode atingir oito metros de envergadura e mais de duas toneladas de peso.

São animais que ficaram conhecidos pela capacidade de realizarem belos saltos fora d’água. Seus pulos podem atingir até três metros, que são chamados de “curtos voos”. Quando elas saltam, batem suas nadadeiras peitorais no que parece ser uma tentativa de planar, e então caem novamente na água.

Jamanta
Roland Seitre/Solent

O motivo real para o comportamento desses animais ainda é desconhecido, mas acredita-se que seja uma forma de se comunicar com outros indivíduos de sua espécie, já que o impacto de seu corpo na água pode ser ouvido a quilômetros de distância. Outras teorias apontam que também pode ser uma tentativa de fugir de predadores ou afugentá-los, além de uma forma de remover parasitas ou apenas mera diversão.

26 COMENTÁRIOS

  1. estava surfando em itapuama/PE e uma arraia deu um salto ao meu lado. .. Primeiro pensamento meu foi que estivesse fugindo de um tubarão. avisei aos outros surfistas mas ninguém saiu do mar. Eu não fiquei. ..eheheh muito espetacular mas assustador. ..kkk

  2. Olá pessoal.
    Gostaria de Informar-lhes de que esta “arraia/raia” das fotos e filme acima não se trata da Arraia Manta ou “Jamanta”, espécie “Manta birostris” (Walbaum, 1792), e sim um animal de outro gênero, a “Arraia Mobula” (Mobula sp.), gênero que possui ao menos 5 espécies distintas. No entanto, esses dois gêneros (Manta e Mobula) pertencem a mesma família (Mobulidae).
    Este comportamento de saltar fora d’água não é característico das Mantas, pois seu grande peso e envergadura (podendo atingir até 5 m de comprimento por 8 m de largura e 3 ton. de peso) a impossibilita de realizar tal feito. Ao contrário das Mobulas que possuem um tamanho menor (2 m de comprimento) e assim mais ágeis para saltar fora d’água, efetuando acrobacias aéreas.
    No caso das fotos acima não é possível determinar de qual espécie se trata, devendo mencionar apenas como “Mobula sp.” ou por seu nome vulgar “Arraia Mobula”.
    Senhores administradores do site, favor corrigir o texto desta página.
    Saudações.

    João (biólogo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui