A harpia (Harpia harpyja), também conhecida como gavião-real, gavião-de-penacho, uiruuetê e uraçu, é a mais pesada e uma das maiores ave de rapina do mundo. Com envergadura de 2,5 metros, elas podem pesar até 15 quilos.

Reprodução/CidadeFoz

São caçadores ferozes e quando ouve ouvem algum ruído levantam a sua crista, que possui penas largas. Assim como as corujas, elas têm um disco facial de penas menores que pode captar ondas sonoras para melhorar suas capacidades auditivas. Como principais características físicas, possuem olhos pequenos, longo topete, a crista com duas penas maiores e uma cauda com três faixas cinzentas.

+ A ave mais agressiva do mundo

A força desse animal é imensa, existindo relatos até de ataques a humanos onde a harpia tentou levantá-lo do chão. Suas garras pontiagudas, maiores que a de um urso cinzento, facilitam a captura de presas maiores como carneiros e macacos.

Wikimedia Commons

Por causa do tamanho e ferocidade do animal, os primeiros exploradores europeus da América Central nomearam estas aves de harpias em função das monstruosas meio-mulheres/meio-águias da mitologia grega clássica. “Gavião-de-penacho” e “gavião-real” são referências ao penacho na cabeça característico da espécie, com um formato semelhante ao de uma coroa.

Uma montagem realizada por alunos do Canadá viralizou nas redes sociais após mostrar uma águia levantando uma criança do chão. Apesar de ser um trabalho forjado, essas aves realmente tem força suficiente para levantar uma criança pequena. 

76 COMENTÁRIOS

  1. Aqui na região tem uma RPPN, a Rppn Serra Bonita, nela tem o Instituto Uiraçu, nome dado por causa dessa ave que tinha desaparecido por conta da caça predatória que diminuiu significativamente com o surgimento da RPPN. Gloriosamente por mérito da reserva a Ave de Rapina (Uiraçu) voltou a ser vista quando a reserva comemorava 10 anos de surgimento.

  2. Aff,se é pra fazer uma montagem realista ao menos tenha o trabalho de fazer a montagem da harpia levantando a criança,eles correm o tempo todo com a câmera virada pro chão…montagem sem graça -_-

  3. Minha avó era natural de um município do interior do Amazonas e contava que os habitantes do local costumavam improvisar pequenos capacetes de lata para crianças bem pequenas usarem com a finalidade de proteger conta ataques destas aves lindas e poderosas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui