Todos os dias a natureza nos surpreende de uma forma diferente. Contudo, essas surpresas podem aumentar caso o ser humano coloque um dedo no meio de uma invenção natural.

Árvore de 40 frutas

É o que aconteceu no caso da Árvore de 40 frutas, conhecida por muitos como Árvore da Vida. A planta recebe este nome pela capacidade de produzir mais de 40 tipos diferentes de frutos, como ameixas, pêssegos, damascos, nectarinas, cerejas, amêndoas e outras.

Árvore de 40 frutas

A habilidade da planta “multifrutos” ocorre por conta da intervenção do escultor americano Sam Van Aken, professor de arte da Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos. A história começou quando o homem comprou um pomar com mais de 200 anos na Estação Experimental Agrícola do Estado de Nova York, em 2008.

A partir daí, Aken passou anos tentando descobrir como enxertar partes de outras árvores em uma única árvore frutífera. Neste meio tempo, ele reuniu mais de 250 variedades de frutas que têm caroço e desenvolveu um método em cronograma com informações como a época em que cada uma das plantas florescia.

O experimento se concretizou com a criação de uma técnica apelidada como “chip de enxerto”, para combinar pedaços de árvores diferentes.  Como o estudo teve que passar por aperfeiçoamentos até chegar ao resultado final, a Árvore de 40 frutas só ficou “pronta” cinco anos depois do início do experimento.

Árvore de 40 frutos

Assista abaixo uma palestra de Aken em inglês que explica a história por trás da árvore multifrutos. (Você pode ativar legendas em português com tradução simultânea nas configurações do vídeo).

ENXERTIA
A enxertia é um método de propagação vegetativa de plantas, sendo muito utilizada na produção de mudas de frutíferas, para a fruticultura. A técnica consiste basicamente em juntar os tecidos de uma planta aos tecidos de outra planta, geralmente da mesma espécie, passando a formar uma planta com as duas partes: o enxerto (copa, base) e o porta-enxerto (cavalo, topo).

32 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui