As raposas são animais mamíferos omnívoros pertencentes à família Canidae. Animais de porte médio, possuem focinho comprido e uma cauda longa e peluda. Também apresentam como particularidade suas pupilas ovais, semelhantes às pupilas verticais dos felídeos.

De cerca de 37 espécies reconhecidas como raposas, somente 12 pertencem ao gênero Vulpes das “raposas verdadeiras”, do qual a raposa vermelha é a mais comum. Contudo, animais de outros gêneros também são conhecidos como raposas.

Nesta lista, você vai encontrar as raposas mais conhecidas e bonitas do reino animal.

Feneco

Raposa do deserto
Foto/Reprodução: animalgalleries.org

Os fenecos ou raposas-do-deserto (Vulpes zerda, anteriormente Fennecus zerda) são pequenas raposas encontradas em regiões desérticas, semidesérticas e montanhosas do Norte de África e da Península Arábica. É um animal de pequenas dimensões, apesar de ter orelhas de cerca de 15 centímetros, para perder calor mais rápido.

Raposa do deserto
Foto: Francisco Mingorance

Raposa-vermelha

Vulpes vulpes
Foto: Roeselien Raimond

A raposa-vermelha (Vulpes vulpes) é conhecida por conta de seus pelos, geralmente castanhos-avermelhados (nos filhotes essa pelagem é castanho-escura, e só depois dos primeiros 6 meses de vida sua coloração se torna igual a dos adultos). É um dos carnívoros com maior distribuição no mundo.

Tem hábitos noturnos e crepusculares, mas consegue ser vista durante o dia em lugares que tem pouca movimentação. Come diariamente, em média, 500 gramas de comida.

Vulpes vulpes
Foto: Wenda Atkin

Raposa-mármore

Marble fox

A raposa-mármore, conhecida internacionalmente como Marble fox ou arctic marble fox, é um animal que chama a atenção pela sua coloração. Contudo, não se trata de uma espécie diferente. A raposa-mármore pertence a mesma espécie da raposa-vermelha e possui essa coloração por conta de modificações genéticas feitas por seres humanos.

Marble Fox

Marble-fox
Ewald Mario

Raposa-cinzenta

Grey fox
Foto/Reprodução: Variegated Vibes

A raposa-cinzenta (Urocyon cinereoargenteus) é uma espécie de raposa que habita um território compreendido deste a região sul do Canadá, passando por vários estados da América, ao Norte da Venezuela e Colômbia. Esta espécie e a sua parente próxima raposa-das-ilhas são os únicos animais ainda existentes do gênero Urocyon, que é considerado um dos gêneros de canídeos mais antigos.

(Urocyon cinereoargenteus)
Foto: Wikimedia Commons

Raposa-prateada

Silver fox
Foto: Shelley Evans

A raposa-prateada (Vulpes vulpes), diferente do que muitos pensam, não é uma espécie diferente de raposa. Trata-se de uma variação da espécie de raposas-vermelhas com melanismo, uma condição genética onde o indivíduo possui uma quantidade excessiva de melanina, pigmento que dá coloração ao corpo.

Dependendo da incidência da condição, as cores podem variar. Alguns espécimes já foram encontrados com as cores completamente preto, exceto por uma coloração branca na ponta da cauda, alguns são cinza-azulada, e alguns podem ter uma cor cinzenta nas laterais.

Silver fox
Foto: Matt Knoth

Raposa-do-ártico

Arctic Fox
Foto: Daniel Parent

A raposa-do-ártico (Alopex lagopus), também conhecida como raposa-polar, é uma raposa de pequeno porte endêmica no Hemisfério Norte. Este animal é considerado atualmente como o único membro do gênero Alopex.

Medindo cerco de 50 centímetros, estas raposas costumam viver entre 3 e 10 anos e não pesam mais que sete quilos.

Arctic fox

Cross Fox

Raposa-vermelha
Foto: Ben Andrew

Conhecidas internacionalmente como Cross Fox, essas raposas também não pertencem a uma nova espécie. São uma das variações de cor da espécie Vulpes vulpes. É a variação de cor mais comum entre as raposas-vermelhas.

Raposa-vermelha
Foto: Ben Andrew

331 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui