Na mitologia, dragões são criaturas dos mais diversos povos e civilizações geralmente representados como animais de grande porte e aspecto reptiliano. Apesar de terem começado na mitologia, os dragões também estão no “mundo real”. Nos dias de hoje, a natureza está cheia de animais que levam o nome de dragão por conta, geralmente, da sua aparência.

Dragão-de-komodo

Varanus komodoensis
Wikimedia Commons

Os dragões-de-komodo (Varanus komodoensis), conhecidos também como crocodilos-da-terra, pertencem a uma espécie de lagarto que vive nas ilhas de Komodo, Rinca, Gili Motang e Flores, na Indonésia. É a maior espécie de lagarto conhecida, chegando a atingir de 2 a 3 metros de comprimento e pesar 70 quilos.

Estes animais costumam comer principalmente animais em putrefação. Porém, eles também caçam e fazem emboscadas a presas incluindo invertebrados, aves e mamíferos.

Dragão-marinho-folhado

Phycodurus eques
Reprodução/Marciolisa.com

O Dragão-marinho-folhado (Phycodurus eques) é membro da família Syngnathidae, que inclui também os cavalos-marinhos, e ficou conhecido principalmente pela sua aparência. Endêmico da Austrália, os dragões-marinhos-folheados, como também são chamados, recebem este nome por conta das “folhas” que eles tem como saliências no corpo.

+ A beleza do Dragão-marinho-folhado

Dragão-espinhoso

Lagarto-espinhoso
anorthernhiker, CC BY-NC-ND

O dragão-espinhoso (Moloch horridus), conhecido também como lagarto-espinhoso, é um lagarto australiano e a única espécie do gênero Moloch. O nome deste lagarto reflete sua aparência: as duas grandes escamas com chifres na sua cabeça completam a ilusão de um dragão.

A maioria dos dragões-espinhosos são coloridos, e a cor muda do amarelo ao marrom avermelhado, dependendo do tipo de solo que ele está atravessando. Estes animais são inteiramente cobertos com espinhos cônicos que na sua maioria não são calcificados. O dragão-espinhoso pode crescer até 20 centímetros de comprimento.

Dragão-voador

Gênero Draco
Javier Marin

Os lagartos do gênero Draco, vulgarmente chamados de dragões-voadores, pertencem a família Agamidae e se distinguem pelas suas membranas em forma de “asa”, que lhes permitem planar de árvore em árvore.

Estes animais são arborícolas insectívoros e, embora não sejam capazes de realizarem voos propriamente ditos, conseguem planar longas distâncias ao saltarem de árvores.

32 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor informe seu comentário!
Por favor informe seu nome aqui