Os 10 felinos mais surpreendentes da natureza

Os 10 felinos mais surpreendentes da natureza

127 10011

Felinos são animais conhecidos em todo o mundo e de beleza que atrai milhares de pessoas. Este é, inclusive, um dos motivos que colocam alguns destes felinos entre os animais mais ameaçados de extinção.

Nesta lista você encontra os mais surpreendentes felinos da natureza.

Leopardo-das-neves

Leopardo-das-neves
National Geographic/Richard Bischof

O Leopardo-das-neves (Uncia uncia) é um felino que habita grandes altitudes da Ásia central, principalmente o Tibete, o Nepal, a Índia, o Paquistão, o Himalaia, o Butão e o Monte Everest. As fêmeas podem pesar até 40 kg e machos até 55 kg. A sua coloração varia do cinza claro ao cinza escurecido, com as partes inferiores quase brancas. Todo seu corpo é recoberto por rosetas e manchas. Apesar da beleza, pouco se sabe a respeito desse animal arredio e solitário, que raramente é visto por seres humanos.

Lince-ibérico

(Foto: reprodução/lynxexsitu.es)

O lince-ibérico (Lynx pardinus) é a espécie de felino mais gravemente ameaçada de extinção e também um dos mamíferos mais ameaçados. Tem um porte muito maior do que um gato doméstico e o seu habitat restringe-se à Península Ibérica. Ele também é conhecido pelos nomes populares lobo-rabo, gato-cerval, liberne, gato-cravo ou gato-lince.

Leopardo

Leopardo
Wikimedia Commons

Leopardo (Panthera pardus), também chamado onça-do-cabo-verde em Angola, é, com o leão, tigre e onça pintada, um dos quatro grandes felinos do gênero Panthera. Medem de 1,25 m a 1,65 m de comprimento, e pesam entre 30 e 90 quilos.

Jaguar-negra
AFP/GETTY

A pantera negra ou jaguar-negra é uma variação de cor dos leopardos causada por uma mutação genética.

+ A mutação capaz de transformar leopardos em panteras negras

Guepardo

Guepardo
Wikimedia Commons

O guepardo (Acinonyx jubatus) é um felino que vive em savanas na África, península Arábica e no sudoeste da Ásia, conhecido principalmente por ser o animal terrestre mais rápido do mundo. As almofadas das suas patas têm ranhuras para se moverem melhor em velocidades que podem atingir 105 km/h. Sua longa cauda serve para lhe dar estabilidade nas curvas quando está correndo. O animal também é conhecido como lobo-tigre, leopardo-caçador ou onça-africana.

Puma

Puma concolor
Wikimedia Commons

A onça-parda (Puma concolor), conhecida popularmente como Puma, é o mamífero terrestre com a maior distribuição geográfica no ocidente, ocorrendo desde a Columbia Britânica, no Canadá, até o extremo sul do Chile. O animal também está localizado em florestas densas, áreas desérticas e até locais com clima tropical ou subártico.

Gato-mourisco

Eirá
Wikimedia Commons

Conhecido também como Gato-vermelho-de-bornéu (Puma yagouaroundi) o gato-mourisco é uma espécie de felídeo do Novo Mundo. Chamado também de  jaguarundi ou eirá,  é um mamífero encontrado desde os Estados Unidos até ao norte da Argentina. Possui cerca de sessenta centímetros de comprimento de corpo, 45 centímetros de cauda e pesa em torno de seis quilos.

Savannah

Savannah
Divulgação

Os savannah são animais híbridos que nascem do cruzamento de um gato doméstico e o serval, um mamífero carnívoro da família dos felídeos. Estes animais são considerados raros pelo fato da raça ser resultante do cruzamento de espécies diferentes. Por conta disso, a maioria de seus representantes são estéreis.

Tigres

Tigre
Divulgação

O tigre (Panthera tigris) é um mamífero da família dos felídeos e um dos quatro “grandes gatos” do gênero Panthera. Há nove subespécies distintas de tigre, três das quais estão extintas.

Ocupavam historicamente uma extensa área que englobava a Rússia, Sibéria, Irã, Cáucaso, Afeganistão, antiga Ásia Central Soviética, subcontinente indiano, China, todo o sudeste da Ásia e Insulíndia (ilhas de Sumatra, Java e Bali). Hoje em dia, se encontram extintos em muitos países da Ásia.

Tigre branco
Wikimedia Commons

O tigre-de-bengala (Panthera tigris) é uma das 9 subespécies de tigre. É uma das espécies mais ameaçadas de extinção dentre as subespécies de tigres, seja pela caça ilegal ou pela destruição de seu habitat. A cor branca dos tigres-de-bengala uma variação de cor da espécie exclusiva da subespécie. O tigre branco é dos felinos mais raros do mundo e é muito difícil encontrá-lo em liberdade.

Tigre dourado
Tambako the Jaguar/CC BY-NC-ND

O tigre-dourado (Panthera tigris) é um felino com uma variação de cor extremamente rara. A coloração acontece por conta da ação de um gene recessivo que atualmente só seria encontrado em tigres que vivem em cativeiro.

+ O tigre-dourado e uma das variações de cores mais raras entre felinos

Leão

Leão
Divulgação

O leão (Panthera leo) é uma espécie de mamífero carnívoro e um dos quatro grandes felinos, com alguns machos excedendo 250 quilos em peso, sendo o segundo maior felino recente depois do tigre.

Gatos

Gato amarelo
Reprodução/Gatomania

O gato (Felis silvestris catus), também conhecido como gato caseiro, gato urbano ou gato doméstico, é um animal dos animais mais populares como bichinhos de estimação. Ocupando o topo da cadeia alimentar, é um predador natural de diversos animais, como roedores, pássaros, lagartixas e alguns insetos.

+ 10 raças de gatos com características peculiares

127 COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta